segunda-feira, setembro 15

NÃO FAÇA DA INTERNET UMA “ARMA”. A VÍTIMA PODE SER VOCÊ.




          O alerta pra não se levar a sério tudo o que está na rede mundial não surpreende quem já “sacou” que a Internet é uma fonte secundária de informações, ou seja, alguém postou “nas nuvens” este ou aquele dado pretensamente verdadeiro, mas que nem sempre corresponde à realidade. A comodidade proporcionada pelo Dr. Google induz a erros que se agravam com a repercussão que fazemos da informação inverídica. É sempre aconselhável checarmos a veracidade do que vemos ou lemos na rede. Dá trabalho? É claro que dá.

          Nem me refiro à Wikipedia, que por sua natureza interativa, em que o usuário pode lançar ou acrescentar informações àquela enciclopédia virtual, é a fonte menos confiável da Internet.

          Cuidado redobrado com as citações é necessário. Estas são as campeãs de atribuição de autoria equivocada. Também ocorre com frequência publicação de textos que existem de verdade com atribuição de autoria diferente da verdadeira e ainda, textos de qualidade discutível escritos por pessoas que maliciosamente os atribuem a autores consagrados. Luiz Fernando Veríssimo e Arnaldo Jabour são exemplos de figuras públicas que já foram vítima desses “equívocos”. O efeito viral das postagens em rede potencializa o erro. Até o pretenso autor comprovar não ser dele o texto, o estrago já está feito.

          Certa feita a Lei de Murph, “se algo de errado pode acontecer, prepare-se porque vai acontecer” funcionou ironicamente a meu favor. Uma pessoa bem informada e “lida” me passou aquela citação “De tudo na vida ficaram três coisas: A certeza de que estamos sempre começando... A certeza de que precisamos continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar...Portanto, devemos: Fazer da interrupção um caminho novo. Da queda um paço de dança... Do medo uma escada... Do sonho uma ponte...”, como se fosse de Fernando Pessoa. Gostei do conteúdo e guardei o texto.

          Mais adiante, vislumbrei a oportunidade de utilizar a citação. Inseri-a no fecho de um discurso que eu faria num evento em que a citação “cairia como uma luva”. Só que na última hora fui informado pelo cerimonial de que apenas a autoridade maior usaria da palavra. A essa altura, eu já tinha pesquisado na Internet, onde a frase veio sob forma de poema, com foto estilizada do Fernando pessoa, com óculos, guardachuva e tudo mais. Ante a informação do cerimonial, senti-me vítima da Lei de Murph. Havia pesquisado, preparado o discurso, mas por desconhecimento de regras, meu investimento de tempo foi pra lixeira. 
     
          Depois disso, participei de um treinamento que se encerrou com aquela frase, mencionando-se como autor Fernando Sabino. Fiquei “encucado” e discretamente questionei uma das consultoras quanto à “verdadeira” autoria. Ela me afirmou categoricamente ser de Fernando Sabino, mineiro que nem ela, na obra “Encontro Marcado”. Dada a convicção dela, mudei minha opinião sobre a autoria da sentença e passei a ficar com “um pé atrás” com as informações do Dr. Google, que na realidade é um sujeito passivo. Ele aceita passivamente a “aplicação" de qualquer um.

          Só que eu continuei perseguido por aquela frase. Eu já estava tranquilo com a certeza da autoria do Fernando Sabino, quando passados alguns meses ouvi de conhecida autoridade paraense, em seu discurso de despedida do cargo que ocupava, aquela frase com a sonoridade que lhe é peculiar e, “catapimba!”, lá o “indigitado”, visivelmente emocionado, atribuiu a autoria da citação a Fernando Pessoa. Aí minha cabeça “deu um nó”. Afinal de contas, o homem é culto. Acendeu-se então em mim o espírito de auditor, cargo que eu ocupava à época, em relação àquela citação. Pensei, agora só sossego quando tiver a comprovação da veracidade. O pior, não lembrava o título do livro que a consultora mencionara. Assim, passei a questionar as pessoas que eu considerava autorizadas a dirimir minha dúvida. Foram professores de literatura, mestres, doutores, até um reitor. Mas ninguém me respondia com segurança. A mim não interessava somente que alguém “matasse a cobra e mostrasse o pau”. Eu queria ver a cobra morta e segura pelo rabo.

Quem me tirou da aflição foi a professora, doutora em Fernando Pessoa, Amarilis Tupiassu. Colocada a par da minha questão, poucas horas depois me ligou informando que realmente a frase não é do Fernando Pessoa, mas do Fernando Sabino, na obra “Encontro Marcado”. Comentou comigo o momento em que a frase é escrita no romance, as circunstâncias em que os personagens se encontravam e por último, mencionou o número da página do livro.

Mais uma vez obrigado, professora Amarilis. Eu que nunca fui seu aluno, mas sei de sua competência, me tornei mais ainda seu admirador incondicional. Tanto assim que depois, submeti à sua apreciação as crônicas que então eu vinha escrevendo e foram inseridas no livro “Causos Amazônicos”, que na primeira edição foi chancelado com a sua opinião, juntamente com as do professor Oswaldo Coimbra e “in memoriam” do professor Meirevaldo Paiva.

Definitivamente esclarecida a dúvida quanto à autoria da citação, agradeci penhoradamente a Deus por eu ter sido poupado de falar naquele evento. Eu também, ia ler com toda ênfase a bela e profunda frase e atribuir a autoria a Fernando Pessoa, como eu julgava ser à época. Com a certificação do Dr. Google.


          

Nenhum comentário:

Postar um comentário