quinta-feira, janeiro 30

CONSTRUINDO A MAÇONARIA DO FUTURO










         Ontem, dia 29 de janeiro de 2020, na presença do Sereníssimo Grão Mestre da Grande Loja do Estado do Pará/Glepa, irmão Edilson Araújo, do Past Grão Mestre José Nazareno Nogueira Lima, de outros dirigentes da Glepa e de diversas Lojas Maçônicas, dei posse aos membros da Diretoria da Augusta e Respeitável Loja Fênix e Fraternidade N° 53, a LFF53 como gosto de chamá-la.
Fato que concluiu ato que se iniciara no sábado passado, dia 25, em que fui empossado no cargo de Venerável Mestre da LFF53. Sem dúvida um momento marcante em minha vida. Após ter dado 67 voltas em torno do Sol, fui escolhido principal responsável pelo destino daquela Loja Maçônica.
Fiquei muito honrado com a presença de todos os irmãos e mais ainda com a presença feminina num evento maçônico em que as mulheres não ficaram apenas ouvindo discursos. Elas usaram da palavra, interagiram conosco, enfim, tiveram participação efetiva, como teve minha esposa Ana Celeste. Isso tudo sem arranhar os princípios e fundamentos maçônicos já que se tratou de uma Sessão Pública de Posse.
Sim. Um momento raro na Maçonaria, mas extremamente necessário a meu ver. Com o valoroso trabalho das mulheres os efeitos da nossa ação são maiores e mais eficazes. Não basta apenas ser o ombro amigo.
Com gestos dessa natureza, a Grande Loja do Estado do Pará e a LFF53 concorrem para desmistificar mitos acerca da Maçonaria. Secreta a Maçonaria foi há séculos, até em razão de circunstâncias históricas. Discreta? Sim, até certo ponto.  
Numa era marcada pela virtualidade, em que a realidade de agora não será a mesma daqui a pouco e em que o casamento da Inteligência Artificial com a Bioengenharia e a Biotecnologia constrói Algorítimos que induzem alterações permanentes sobre a realidade fazendo caducar o recente, sobreviverão as instituições que se adequarem ao futuro, penso eu.
Há muito o que fazer. Por isso ainda candidato, defini como meta de gestão a implantação do Planejamento Estratégico na LFF53, estratégia desenvolvida coletivamente para ser eficaz cujo produto final, o Plano Estratégico, que passa a orientar não só a gestão que o criou, torna-se o Instrumento de Gestão da Loja, um norte para as próximas diretorias. Numa linguagem política, o Plano Estratégico não é um plano de governo mas um plano de Estado.  
Cabe-me agora liderar esse processo de aperfeiçoamento da nossa LFF53 com a ajuda de todos os irmãos e em sintonia com o Sereníssimo Grão-Mestre Edilson Araújo, colocando em prática medida sugerida na última Conferência da Maçonaria Simbólica do Brasil/CMSB, realizada em Brasília, em julho de 2019. Dessa forma nos ombreamos com Lojas Maçônicas do Brasil que já fizeram seu Planejamento Estratégico, a exemplo da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Alferes Tiradentes, N° 20, do Oriente de Florianópolis.
E com as mulheres ao nosso lado, tenho certeza, as coisas fluirão mais facilmente na construção do nosso Plano Estratégico e as metas definidas serão implementadas com mais segurança.
Por esse caminho a LFF53 cumprirá a missão histórica da Maçonaria Universal de ser uma verdadeira escola de homens livres e de bons costumes, em constante aprimoramento em prol do bem estar da humanidade.





Um comentário:

  1. Nova década, novos tempos, novos desafios! Amor, Admiração e Orgulho de estar ao seu lado, como Primeira Dama da LFF53 com o apoio dos diletos cunhados e cunhadas! Fênix sempre a se renovar, Fraternidade sempre a prosperar rumo ao infinito>5+3=8>♾, com a luz do Grande Arquiteto do Universo a iluminar nossa caminhada. Parabéns! Sucesso!����������������

    ResponderExcluir