domingo, agosto 26

O evento da Amazônia do “100 Mil Poetas & Músicos Por Mudança” será o de Belém.


                 
          Já está sendo organizado o “100 Mil Poetas & Músicos Por Mudanças”, que será  o evento da Amazônia.

A iniciativa, provocada pelos poetas e ativistas americanos, Michel Rothenberg e Terri Carrion, começou no ano passado. Poetas de todo o mundo, reuniram-se em 650 eventos, realizados em 550 cidades de 95 países, no dia 24 de setembro, no “100 Thousand Poets for Change” (Cem Mil Poetas por Mudança). Este ano, os músicos foram juntados aos poetas, no enunciado do evento, que é aberto a outros tipos de manifestações culturais, como mímicos e manipuladores de marionetes, dentre outros.  

        O “100 Mil Poetas & Músicos Por Mudanças” propõe a mudança da forma de se ver a comunidade local e a global, ante a alienação generalizada em que mal conhecemos nossos vizinhos de rua e muito menos os aliados criativos, que tem angústias semelhantes, mesmo morando em outros locais e países, que padecem dos mesmos problemas: guerras, crimes ambientais, falta de assistência médica para todos, violência institucionalizada, omissão de autoridades e discriminações de toda ordem. O que torna necessária a solidariedade local e global. Um mundo mais sustentável, a cultura da paz, a luta pela mudança política e social constituem objetivos dos eventos do “100 Mil Poetas & Músicos Por Mudança”,  cada grupo local podendo focar áreas específicas para a mudança, em seu evento particular.

Poetas, escritores, músicos, artistas em geral e todos que queiram se reunir, para criar e executar, educar e demonstrar, são pessoas que podem desencadear esse processo de mudanças, simultaneamente com pessoas de outras comunidades, de todo o mundo.

A data escolhida para os eventos dos “100 Mil Poetas & Músicos Por Mudanças” deste ano, em todo o mundo, é o sábado, 29 de setembro. Mais de 700 eventos, em 100 países estão inscritos, até agora. 

O poeta paraense Benny Franklin, organizer do  evento de Belém do “100 Mil Poetas & Músicos Por Mudanças” convidou os poetas/escritores Antonio Juraci Siqueira, Carlos Correia Santos, Daniel Leite, Jorge Andrade e Octavio Pessoa para formarem a Comissão Organizadora.

Por sugestão do poeta e escritor Antonio Juraci Siqueira, a Comissão escolheu a Samaumeira do Hangar Centro de Convenções da Amazônia, para símbolo e o entorno daquela árvore, para o local de realização do “100 Mil Poetas & Músicos Por Mudanças”. Articulações estão em curso com o Departamento de Eventos do Hangar, que está sensível à realização do evento, que coincidirá com o encerramento da Feira Panamazônica do Livro.

“Fazer da Paz um Verbo” foi a semântica sugerida pelo poeta/escritor Daniel Leite e acatada pela Comissão, para o evento da Amazônia, do “100 Mil Poetas & Músicos Por Mudanças”. Flyer e Banner, com o símbolo e a semântica já foram produzidos, com apoio do publicitário Rui Bastos. 
A Comissão se debruça agora, sobre a produção do e-mail coletivo dos organizadores, do blog e da página do Facebook e também, ao convite aos potenciais participantes, à logística para a realização evento e à futura convocação do público em geral, via mídias impressas, eletrônicas e redes sociais.
             
Benny Franklin, Octavio Pessoa, Daniel Leite e Juraci Siqueira
            

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. CHAMADA GERAL

    Dia 29 de Setembro, Belém [representante da Amazônia] estará celebrando mudanças, simultaneamente, com outras comunidades ao redor do mundo. Isso vai mudar a forma como vemos a nossa comunidade local e da comunidade global.

    Vamos inundar a Metrópole do Norte com poesias & músicas.

    Essa grande e emocionante celebração dará início a um novo momento na cultura amazônica.

    Poetas & Músisos, junte-se a nós!

    ResponderExcluir