domingo, junho 22

AJUDANDO A ESCREVER O FUTURO

         
Professoras Rita,, Francy Léa, Ierecê, Conceição  e Selma 
        Na quarta-feira, dia 18 de junho, estive na Escola Salesiana do Trabalho, “batendo papo” com adolescentes e jovens, durante oficina promovida pelas professoras de Língua Portuguesa, Conceição Santos Lima,  Ierecê Damasceno Pereira de Sousa, Rita Barbosa, e Selma Nazaré Jesus de Sousa, sob a coordenação da professora Francy Léa Resende.


            A oficina é uma atividade da etapa escolar do regulamento da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro/2014, que é voltada para a formação de professores objetivando a melhoria do ensino, da leitura e da escrita nas escolas públicas brasileiras. A Olimpíada originou-se do Programa Escrevendo o Futuro da Fundação Itaú Social e do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), que o realizavam desde 2002. Nos anos pares, o Programa realizava concurso entre os alunos das quartas e quintas séries do ensino fundamental com o tema “O lugar onde vivo”, trabalhado nos gêneros Reportagem, Texto de Opinião e Poesia e nos ímpares oferecia aos professores, ações de formação presencial e à distância.



          A partir de 2008, firmada parceria, o Ministério da Educação incluiu o Programa no seu Plano de Desenvolvimento da Educação como uma ação denominada Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, ampliando o universo dos alunos participantes do certame. De lá para cá o Programa foi se aperfeiçoando a cada ano, oferecendo meios e instrumentos para professores e alunos, como os Cadernos Virtuais lançados este ano, adaptação da Coleção da Olimpíada ao suporte digital, com linguagem hipertextual e diversos recursos multimídia, como áudios, textos para projeção, vídeos e jogos.


     Pelo regulamento, os alunos devem escrever um texto, em Língua Portuguesa, original e de autoria exclusiva, sobre o tema “O lugar onde vivo”, nas modalidades Poema para os alunos dos quinto e sexto ano, Memórias Literárias para os de sétimo e oitavo anos do ensino fundamental. Os alunos do nono ano do ensino fundamental e primeiro ano do ensino médio devem escrever uma Crônica e os dos segundo e terceiro anos, um Artigo de Opinião. Em se tratando de uma Olimpíada, os trabalhos apresentados pelos alunos e professores podem ser premiados em nível municipal, estadual e nacional.

          Uma estratégia frequentemente utilizada pelos organizadores das oficinas é convidar um profissional da comunidade habilitado a conversar com os alunos, para que eles tenham mais elementos para sua redação. Foi com esse objetivo que meu nome foi indicado pelo amigo e professor Edward Martins de Aquino. 



A partir das crônicas do meu livro “Causos Amazônicos” e comentários sobre meus projetos literários, conversei com mais de 600 adolescentes e jovens do oitavo ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio, dos turnos da manhã e da tarde. Com muita interatividade buscamos juntos caracterizar os gêneros literários que vão desenvolver e os elementos necessários para bem se escrever, ficando evidenciada a importância da leitura.



No final, convidaram-me a comparecer à Mostra Cultural do dia 21 de novembro, quando os alunos da Escola Salesiana do Trabalho realizarão atividades em reconhecimento à atividade por mim desenvolvida com eles. Estarei presente sim, pois foi muito gratificante o enriquecimento da convivência com jovens e adolescentes e também, com professoras comprometidas com resultados.

          A Escola Salesiana do Trabalho fica na Avenida Pedro Miranda com a Travessa Alferes Costa, no bairro da Pedreira, em Belém. É uma instituição de ensino fundada pelo Padre Lourenço Bertolusso em 1962, voltada para o público carente de formação profissional. Desenvolve vários programas educativos, desde o ensino fundamental e médio, até a iniciação profissional para adolescentes.




3 comentários:

  1. Parabéns, Octavio. Belíssimo trabalho. Abraços!!

    ResponderExcluir
  2. Você é MIL, meu amigo Octavio. Nada como seriedade e preocupação com os rumos do nosso país, afinal essa moçada estará assumindo daqui a alguns anos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Octávio! Que legal seu bate papo com os jovens. Compartilhando sua experiência e empolgação com a vida.

    ResponderExcluir