terça-feira, setembro 2

ADIADO O 100 MIL POETAS & MÚSICOS POR MUDANÇAS. EVENTO DA AMAZÔNIA/2014


       


      O evento da Amazônia do “100 Mil Poetas & Músicos Por Mudanças/2014” programado para o dia 27 deste mês de setembro, no Anfiteatro São Pedro Nolasco, da Estação das Docas, foi adiado. Por ser um evento que se realiza em todo o mundo no último sábado de setembro de cada ano, toda a programação deverá se realizar no dia 26 de setembro de 2015, com a mesma semântica “Belém, porto-poema da Amazônia”, os mesmos objetivos- oportunizar espaço aos músicos e poetas sem acesso às pautas dos poucos espaços culturais de Belém,  proporcionar ao grande público oportunidade de assistir apresentações de obras de interesse social e concorrer para que Belém seja reconhecida como Capital Amazônica da Poesia. Fica mantida para 2015, a homenagem ao violonista e pesquisador Salomão Habib por sua pesquisa acerca da obra de Tó Teixeira, sendo  o conteúdo do evento gravado em DVD e editado em livro, para distribuição às videotecas, bibliotecas, escolas, universidades e a receita das vendas ao público destinada à entidades de interesse social como o Paravida, a AVAO, dentre outras.

A necessidade de espaço fechado e com acústica para a homenagem a Habib, inclusive com a apresentação do pianista Edu Toledo, que compôs especialmente para essa homenagem a música “Belém, porto-poema da Amazônia, terra de Tó e Habib” foi decisiva para o adiamento. Até porque a chuva que cai todos os anos durante o evento poderia prejudicar de forma irreversível a programação. Buscamos por espaço com as características adequadas, mas todas as alternativas estão comprometidas no dia 27.

Ante essa realidade e por já estar a programação toda estruturada, afastou-se a ideia de fazer-se um evento “meia boca” apenas para cumprir tabela. E sendo o 100 Mil Poetas uma ação voluntária de cidadania, não institucional, nada impede o adiamento da realização para o próximo ano. Nesse meio tempo vamos inserir o evento nas Leis de Incentivo Fiscal a fim de participar dos Editais de patrocínio, captar recursos e realizar um evento de qualidade, em espaço adequado.

Registramos aqui nossos agradecimentos aos nossos apoiadores dos anos anteriores, Fundação Pará 2000, Sol Informática, Bureau de Mídia e TV RBA, e também, aos que apóiam por acreditarem na iniciativa e pedem discrição quanto à divulgação de seu nome. Também agradecemos à Cromaki Comunicação Total e à Poligraph Soluções de Impressão, na pessoa de seu diretor, o publicitário/empresário Nailson Guimarães, pelo incentivo e apoio que nos emprestou este ano. Todos com certeza, estarão conosco nos próximos anos.

Agradecemos também à equipe técnica que nos assessora e nos incentiva com suas opiniões e seu trabalho, Paulo Assunção, produtor musical, Hudson Andrade, produtor teatral, Rosenaldo Sanches, empresário/sonorização de eventos. Agradecemos também à poeta Ducarmo Souza que já fez a poesia com a semântica “Belém, porto-poema da Amazônia”, que permanecerá inédita até o próximo ano.  

Comissão Organizadora:
Rita Melém
Benny Franklin
Daniel da Rocha Leite
Octavio Pessoa 

Um comentário: