sábado, janeiro 29

 

O APRENDIZ DE ESCRITOR

 

(Publicado originalmente em minha página do Facebook, em 11ago2021)

 

É gratificante a gente ler um livro e se identificar com o que diz o autor. Especialmente quando a obra trata do objeto de trabalho que fazemos com prazer.

Foi assim que eu me senti ao “degustar” o Aprendiz de escritor — Sobre livros, leituras e escritos. Não se trata de mais um manual de fórmulas para se aprender a escrever, que invariavelmente não funcionam. É um livro de modesto título e de valor inestimável para quem lida com textos ou pretende com eles trabalhar. 

O autor, Odenildo Sena, aborda o ato de escrever de forma leve e dialogada com o leitor, dando dicas para a produção de um bom texto. Ele enfatiza a importância do hábito da leitura, especialmente de autores reconhecidos pela arte de escrever, mais uma concordância entre mim e o autor do livro. Sempre entendi que quem não lê não escreve. E se escreve, o faz de forma deficiente para dizer o mínimo. 

Odenildo cita vários escritores e obras indispensáveis que estimulam o hábito da leitura. Ele fala sobre as estratégias que usa na redação de seus textos, tal como nunca conformar-se com a primeira versão final de um texto. É prudente deixá-lo descansar e retomá-lo mais adiante. Escrever e reescrever até sentir que o texto está em condições de ser publicado. Não significando que ele esteja acabado, pois o livro não termina no ponto final do autor, quem o conclui é o leitor. 

Tanto é assim que Odenildo discorda e eu estou com ele, do que disse certa vez o escritor argentino Jorge Luís Borges, que a pessoa mais importante no livro é o autor. Não. A mais importante é o leitor ao formar sua ideia no fim da leitura. Com a liberdade de rever seu entendimento nas releituras.

Confesso a você, amigo leitor. Li o Aprendiz de escritor num fim de semana. E fui sublinhando diversas passagens, método também sugerido e usado por Odenildo. Resultado: o livro ficou bastante marcado. Não faz mal. Pra mim, livro lido é livro anotado. 

Escrevi e reescrevi diversas vezes este texto, como sempre faço e o autor do Aprendiz de Escritor assim sugere. E com a certeza de que cada leitor terá uma forma de vê-lo. 

Odenildo e eu não somos velhos conhecidos mas o fascínio por livros nos une, além de ambos sermos amazonenses, ele de Manaus e eu de Parintins. Por ora, conheço-o virtualmente, o que foi proporcionado por um amigo comum, o jornalista, poeta e compositor Zeca Torres, Torrinho, ícone da cultura e da música do Amazonas, autor e compositor de Porto de Lenhas, a “Cara de Manaus”. E tantas outras. 

Daí surgiu uma interação à distância muito promissora. O Odenildo brindou-me com um exemplar do Aprendiz de Escritor e eu retribuí a gentileza com um do meu Asas de um rio. 

Com certeza ainda vamos nos conhecer pessoalmente. Seja em Leça da Palmeira, onde ele reside atualmente lá em Portugal, aqui em Belém, em Manaus ou quem sabe onde. E vamos degustar vinhos e queijos e conversar bastante sobre os assuntos que nos aproximam. 

Odenildo Sena é formado em Letras pela Universidade do Amazonas, onde lecionou Língua e Literatura Portuguesa por muitos anos. Especialista em Psicologia em Ensino e Aprendizagem pela Universidade de Campinas e Mestre em Linguística Aplicada pela PUC/SP, com a dissertação “A Semântica do Poder”, onde analisa a influência de um dado universo léxico próprio do período ditatorial. Tornou-se Doutor em 1997 pela mesma PUC/SP com a tese “De Fernando a Fernando: as teias ideológicas do poder”, em que analisa o discurso dos dois primeiros presidentes civis, após o período militar.

Além do Aprendiz de Escritor, editado pela Valer, de Manaus/AM, em 2020, são outras obra de Odenildo: No tempo do eu menino, coletânea de crônicas (Valer/ 2015); Mazelas do livro didático, ensaios (Valer/2016); Tempos de memória, crônicas (Casa Literária/2016); Palavra, poder e ensino da língua, obra em que ele evidencia suas preocupações e compromisso com a desmitificação dos processos que envolvem a constituição da Língua, concebida não como mero “instrumento de comunicação entre indivíduos”, (Valer/2019). 

E a sua obra prima, que será minha próxima leitura: A engenharia do texto, um caminho rumo à prática da boa redação, editado em 2011 pela Valer e em 2018 pela Chiado Books, de Lisboa.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário