domingo, novembro 11

"Causos Amazônicos" no Salão do Livro da Região do Capim



                Como antecipei, no último post, o “Causos Amazônicos” se fez presente Salão do Livro da Região do Capim, ação da Feira Pan-Amazônica do Livro, em Paragominas, município polo da Região de Integração do Rio Capim. No horário nobre do dia da abertura, o sábado dia 3 de novembro, estive no Estande do Autor Paraense, autografando exemplares do meu livro de crônicas.

Adnan Demachky, prefeito de Paragominas
           


Aparecida Luciano, secretária municipal de cultura
     
     O prefeito de Paragominas, meu amigo Adnan Demachki, prestigiou a noite de autógrafos e adquiriu também, livros de outros autores paraenses, que tiveram suas obras expostas no Estande do Autor Paraense.

   Também se fez presente, a secretária de municipal de cultura, turismo, desporto e lazer, Sra. Maria Aparecida Luciano
                
         
Luciana Beckymann e Kalyne souza
Autores paraenses presentes no evento, como Alfredo Garcia, Bruno Melo e Rufino Almeida,  permutamos obras e trocamos experiências. Prestigiei também, as estudantes da Faculdade de História, da UFPA, Luciana Bekymann, Érita Evelin e Kalyne Souza, autoras de textos do livro “História e Natureza Nas Aulas de Estudos Amazônicos”, da Coleção Almanaque Amazônico, da Editora Estudos Amazônicos, que a convite das estudantes, fiquei de visitar em minha volta a Belém.  


Érita Evelin
O livro é uma coletânea de textos que tem como fio condutor, a história  e a natureza do Estado do Pará, o que proporciona ao leitor uma reflexão sobre animais e plantas; alimentação, agricultura e trabalho; cultura material; energia elétrica; água e ferrovias; cidades e memórias. O que permite “pensar a História do Pará, por meio das transformações vivenciadas nesse espaço, a partir de seus elementos naturais e, é claro, das pessoas que vivem e constroem tais espaços”, diz no prefácio, a professora Franciane Gama Lacerda, Coordenadora do Projeto.
                
       Aproveitei a oportunidade Salão do Livro da Região do Rio Capim, para oferecer um exemplar do “Causos Amazônicos” à professora Amarilis Tupiassu, uma das avalistas do meu primeiro livro de crônicas. Isto, após ter prestigiado sua excepcional palestra “Letras Portuguesas: ontem e hoje”, uma viagem pelo universo da produção literária lusitana, das suas origens aos dias atuais.

Professora Amarilis Tupiassu 

                No domingo seguinte, dia 4, antes de deixar Paragominas, que há anos não visitava, passeei um pouco pela cidade. Constatei o que já havia observado da última vez que estive naquela cidade.  Uma urbe organizada, limpa e aconchegante, compensando o forte calor, próprio da região. Já me chamara atenção, da última vez em que lá estive, a ausência de pedintes e menores de rua, induzindo a que os problemas sociais estão sendo administrados. Procurei ouvir pessoas do público, sobre a qualidade de vida, e a tônica das respostas foi a da satisfação com a vida em Paragominas.
                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário