quarta-feira, outubro 31

“Causos Amazônicos” será lançado em Paragominas




  
No próximo sábado, dia 3, a partir das 7 da noite, estarei autografando meu livro de crônicas, "Causos Amazônicos", no Estande do Autor Paraense, do I Salão do Livro da Região do Capim, que se realizará em Paragominas, até o dia 11 de novembro.

O Salão do Livro da Região do Capim é uma ação da Feira  Pan-Amazônica do Livro, iniciativa do Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Cultura-Secult, que ocorrerá pela primeira vez  naquela cidade, polo da Região de Integração do Rio Capim, que engloba, além de Paragominas, os municípios de Abel Figueiredo, Aurora do Pará, Bujaru, Capitão Poço, Concórdia do Pará, Dom Eliseu, Garrafão do Norte, Ipixuna do Pará, Ourém, Rondon do Pará, Tomé-Açu e Ulianópolis. Funcionará, diariamente, de 9 da manhã às 10 da noite, no Parque Ambiental Municipal. 

Paragominas, junção de Pará, Goiás e Minas, em razão da expressiva presença de  goianos e mineiros, na região do rio Capim, em sua fase pioneira, no final dos anos 50 do século passado,   fica a aproximadamente 350 Km de Belém e é acessada pelas BR-316, BR-010 (Belém-Brasília) e PA-125, para quem se desloca da capital paraense.  

          Município autônomo, desde 1965, desmembrado parcialmente de áreas de São Domingos do Capim e de Viseu, Paragominas ocupa uma área de 19.395,69 km², com uma população de quase cem mil habitantes, e tem hoje, sua economia fundamentada significativamente na exploração de minérios, com destaque para a Vale, na industrialização da madeira, além da tradicional pecuária de corte. A cidade está bem organizada, para ela afluindo gente dos mais diversos recantos do Brasil, a maioria não pretendendo voltar a seu lugar de origem, dadas a qualidade de vida que se desfruta em Paragominas.  


Vista aérea do centro de Paragominas


6 comentários:

  1. Prezado Octavio Pessoa, parabéns por mais essa conquista.
    Um abraço!

    Ney Cohen

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Otavio Pessoa, o Pará ganha muito com sua conquista.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, Octavio!

    O mundo da literatura mundial agradece pelos seus "Causos Amazônicos".

    Não é segredo, meu irmão de sonhos e lutas, que sou [caninamente] seu fã.

    Vibro muito com sua conquista.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Essa manifestação, vinda de um poeta do seu porte, é extremamente gratificante e aumenta minha responsabilidade. Um abraço amazônico, Benny.

    ResponderExcluir