domingo, novembro 25

“Escolhas Conscientes” encerrado em Brasília.



Encerramento da 5a. Turma do "Escolhas Conscientes"  

“Escolhas Conscientes”encerrado em Brasília.

Foi na sexta-feira passada, dia 23 de novembro, o encerramento da segunda etapa do Programa “Escolhas Conscientes”, no Instituto Serzedello Correa, do Tribunal de Contas da União.

Essa foi a quinta turma que passou pelo Programa, voltado para servidores às vésperas da aposentadoria ou para servidores aposentados, dentro do prazo de reversão ao serviço público (cinco anos).

A continuidade da programação só confirmou a opinião que externei, no último post: a de que se trata de um programa necessário, para que o trabalhador tome uma decisão com segurança do que está fazendo, uma vez preenchidos os requisitos legais da aposentadoria.

De parabéns as psicólogas do TCU que conduziram a programação, Amélia, Janaína e Ruth, sob a responsabilidade da servidora Graça Duarte. E também, os colaboradores Evaldo Rui, Juciara e Paulino.


Cronista da Amazônia e Cronista Mineiro, Élsio Jeová.
No momento do programa, chamado “Presente Coletivo”, diversos colegas se manifestaram, como a colega Ione Jaszewski, da Secex-PR, que disse um texto de Natal. Rui Oliveira Barbosa, aposentado, falou sobre suas pretensões de escrever um livro. O aposentado Élsio Jeová, que foi inclusive, Secretário de Controle Externo da SECEX/MG,  leu um capítulo de seu livro “Resgate”, em que fica evidente a influência de seu conterrâneo mineiro, João Guimarães Rosa. Na oportunidade, li duas crônicas do meu “Causos Amazônicos” e ofertei um exemplar a todos que participaram do Programa. E Ana Celeste Pereira Ferreira apresentou o acróstico que fez sobre “Escolhas Conscientes”:

E is que é chegada a hora de decidir
S e vamos ficar ou vamos partir ...
C arece muito refletir o que será melhor
O s projetos avaliar, sem pena, nem dó.
L ições de vida insistem em nos dizer
H oje é o presente conquistado
A manhã será o futuro desejado
S erá que estamos dispostos a mudar ou (re) começar?

C ada um sabe o caminho a seguir
O segredo está dentro de si
N a esperança de realizar
S onhos sonhados e não vividos
C oração tranquilo e mente aberta para
I nteresses novos buscar, sem medo de falhar
E ntusiasmo de viver o que virá
N atureza sempre em movimento
T udo tem seu devido tempo
E o rio segue seu curso sem parar
S edento corre ao encontro do mar.
Ana Celeste Pereira Ferreira

Ana Celeste com as psicólogas, Amélia, Janaína e Ruth e a colega Vágna, da Secex/MA

2 comentários:

  1. Grata pela publicação do "Escolhas Conscientes". Momento de inspiração/transpiração motivado pela oportunidade de refletir sobre nossas infinitas possibilidades de qualidade de vida e de encontro com nosso eu e com as pessoas.E vamos alçar voo rumo aos nossos sonhos.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao casal amigo Octávio e Celeste pela escolha dessa nova fase de suas vidas. Que legal se aposentar com muita saúde e alegria .

    Um forte abraço.

    Mauro Brito

    ResponderExcluir