segunda-feira, dezembro 30

AINDA SOBRE ENCONTROS, DESENCONTROS E REENCONTROS



          Essa temática e o clima de fim de ano me fazem lembrar de dois temas  que eu não quero virar o ano sem registrá-los neste blog.  A homenagem que me foi oferecida pelos colegas do TCU, em razão de minha recente aposentadoria e a poesia de Matheus Leão Pereira para o irmão Murilo Leão Pereira, por sua extrema profundidade.

          Na homenagem, os colegas do TCU ofereceram-me uma placa com um pensamento de Richard Bach, (cópia ao lado). Bach é autor do livro “Fernão Capelo Gaivota”, uma história sobre liberdade, aprendizagem e amor, que conclui que o amor e o perdão merecem respeito e parecem ser igualmente importantes para o processo de libertação da obediência às regras, apenas porque elas são comumente aceitas. Em sua fala, o atual secretário de Controle Externo do TCU no Pará, Arildo da Silva Oliveira externou sua convicção de que, mesmo afastado do TCU, eu estarei sempre junto aos colegas, até por comungar de ideais em comum. Sem dúvida.

Douglas Dinelly usa da palavra.
O jornalista e meu conterrâneo,  Douglas Dinelly, presente no evento, foi convidado a proferir uma saudação. Douglas lembrou nossas origens, das barrancas de terras caídas da ilha de Tupinambarana”, ilha que abriga a cidade de Parintins, no Estado do Amazonas. Lembrou também de minha família, atribuindo a essas raízes o sucesso em minha trajetória de vida, fundamentada nos valores  absorvidos na infância. Certamente.


Aos colegas de TCU e ao querido amigo Douglas Dinelly, externo aqui, de público, meu carinho e meu agradecimento.

A poesia de Matheus Pereira é um encontro escrito entre dois irmãos de sangue, que chama atenção pela profundidade das ideias e das palavras, o que se evidencia mais ainda, no texto complementar à poesia, onde o autor lembra ao irmão, que então completava dezoito anos, ser o aniversário apenas o início de uma nova fase em sua vida e que toda fase não existe por si só, mas resulta de um processo trilhado pacientemente. O jovem Matheus menciona Mahatma Ghandi, lembrando ao irmão que, para aquele líder pacifista, o desejo de vencer é o pressuposto da vitória diante dos grandes desafios.

Daí haver escrito o poema, não só por querer muito bem ao irmão, mas também por perceber a validade do ditado “eu quero, eu posso, eu consigo”, ressaltando que o fator essencial na condução plena da vida é a autoconfiança, que é fundamental na concretização de metas, sendo necessário que a pessoa se sinta capaz, se ela deseja alcançar sucesso numa atividade. “Assim, a diferença entre o mundo real e o sonho pode residir simplesmente na ideia. A ideia, esta sim, é fruto de amadurecimento pessoal e mental, e é a real desbravadora de fronteiras”.

Conclui Matheus, de apenas 20 anos e já estudante de engenharia química, no Instituto Militar de Engenharia/IME, no Rio de Janeiro,  “Quero dizer que você, sim, já está mais maduro não só por causa da data de hoje, mas por seu caminho e por seu anseio profissional na área da Biotecnologia e seus planos futuros. E como não poderia deixar de ser, desejo que sempre haja mais para você em corpo, mente e sonhos, pois você não merece menos que tudo!”

NÃO MENOS QUE TUDO

Matheus Leão Pereira

Ao corpo,
Não menos que
A plenitude,
A saúde
E o bem estar.

À mente,
Não menos que
A sabedoria,
A virtude,
A criatividade,
A coerência
E o amor.

Aos sonhos
Não menos que
O sol,
O luar,
A imensidão do oceano
E o azul celeste acima.

A você,
Não menos que
O horizonte infinito,
trajetos ascendentes
E visões paradisíacas.

Mereces somente isto:
Não menos que tudo.

Ofereço a poesia de Matheus Leão Pereira a meus leitores, para reflexão na virada de ano, quando identificamos nossos sonhos e anseios e projetamos o futuro. Um grande abraço e um Ano Novo de concretização de projetos.

          

3 comentários:

  1. Gostei muito da poesia. Aproveito para desejar ao amigo e familiares um Ano Novo repleto de saúde , paz , harmonia e muito sucesso.
    Um forte abraço.
    Mauro Brito

    ResponderExcluir
  2. A nós, caro amigo Octavio Pessoa, que Deus cruzou no meu caminho este ano, todo o brilho e a beleza que a poesia em particular e a Arte como um todo pode nos conferir. A ti e aos teus um ano novo de grandes e fecundas realizações. Abração.

    ResponderExcluir
  3. Sempre venho te ler... Algumas coisas aprendo aqui contigo, Octavio. E esse postado fala alto pela poeticidade que encanta. FELIZ ANO NOVO!

    ResponderExcluir