terça-feira, junho 10

BELÉM, PORTO-POEMA DA AMAZÔNIA






       
      
Muito proveitosa a reunião de ontem à noite dos organizadores do Evento da Amazônia do 100 Mil Poetas & Músicos Por Mudanças que apreciou o Projeto apresentado pelo empreendedor sócio-cultural Octavio Pessoa, para a realização do evento de 2014. O produtor musical Paulo Assunção enriqueceu a proposta, especialmente com a inclusão de prestadores de serviços estratégicos para o sucesso do evento e sugestões voltadas para o aprimoramento da estrutura de palco.    
          

 O evento terá como semântica, por inspiração do escritor Daniel Leite, “Belém, porto-poema da Amazônia”, em face da  indiscutível efervescência cultural que vive a capital paraense especialmente no campo da Poesia e confirmando a tese do reconhecimento de Belém como a Capital Amazônica da Poesia.
  Por isso a logomarca deste ano terá o ícone permanente do Evento da Amazônia, a Samaumeira  do Hangar, mixada à foto do porto de Belém da perspectiva da Estação das Docas com destaque para os guindastes, um ícone de Belém. Resultado da fusão das imagens da Samaumeira em foto de Ylen Brito e do porto de Balém, de autoria do publicitário Nailson Guimarãoes. 
     A programação deste ano será no sábado, dia 27 de setembro, de 18 às 22 h, no Anfiteatro São Pedro Nolasco, da Estação das Docas, data em que mais de 1.000 eventos similares serão realizados em mais de 100 países do mundo. É a versão amazônica “100 Thousand Poets & Musicians for Change”, idealizado pelos poetas e ativistas Michael Rothenberg e Terry Carrion e trazido para Belém pelo poeta Benny Franklin.

  Os poetas americanos propõem a reunião de poetas, escritores e músicos com o público da sua comunidade, nos mais diversos lugares do planeta, para apresentarem sua obra e desenvolverem temas como a busca da paz mundial, da sustentabilidade do planeta e outros afins, mesclados a assuntos de interesse da própria comunidade, sendo assim um evento glocal- que harmoniza interesses globais e locais. A Stanford University/USA chancela e registra todos os atos dos 100 Mil Poetas & Músicos Por Mudanças pelo mundo afora, por identificar na proposta um movimento histórico de repercussão mundial.
Desde 2012, um grupo de poetas, escritores e músicos identificados com a proposta vem realizando em Belém, o Evento da Amazônia assim chamado por ser o pioneiro na região norte do Brasil. Naquele ano, adotaram a semântica “Fazer da Paz Um Verbo”, em 2013 “Por Um Rio de Paz na Cidade das Águas”, sempre inspiração de Daniel Leite. Nas duas vezes, mais de duas dezenas de poetas que raramente teriam oportunidade nos espaços culturais da cidade, se sucederam no palco do Anfiteatro São Pedro Nolasco, em blocos intercalados por números musicais. E artistas de reconhecida produção também apresentaram ao grande público obras de relevante importância social, como se deu no ano passado com o poeta, escritor, compositor e produtor cultural Carlos Correia Santos.
Essa característica do Evento da Amazônia de abertura de espaço para poetas, escritores e músicos com potencial produtivo ou mesmo com produção concretizada mas de pouco conhecimento público e também a  oferta de oportunidade para  artistas renomados apresentarem obras de relevante importância social ao grande público motivou os presentes na reunião a ratificarem a proposta de incremento da profissionalização do Evento da Amazônia. 
   Eles se colocam agora em campo, para captar recursos junto a instituições, empresas e pessoas que queiram associar sua marca ou seu nome a um evento de indiscutível valor sócio-cultural que, ampliarão sua visibilidade junto ao público, pois a marca ou o nome será exibido durante toda a programação do evento no painel de fundo do palco e também no contexto e na contracapa do DVD que será editado para ser doado a universidades, escolas e entidades sociais.O apoiador/patrocinador será também mencionado em todas as mídias onde o evento for divulgado.
Como nos anos anteriores, após a abertura do Evento da Amazônia, será recitado um poema em que a Semântica “Belém, porto-poema da Amazônia” será explicada. Sucedendo-se depois no palco, blocos de poetas apresentando sua obra, intercalados por números musicais.

No final, o violonista paraense de renome internacional, Salomão Habib, será homenageado por sua extensa pesquisa de mais de 25 anos sobre a vida e a obra do músico paraense Tó Teixeira. Após a apresentação musical de Habib, com a participação de Márcia Waina Kambeba, autêntica representante da etnia Omágua/Kambeba, ele será agraciado com uma placa em que ficará consignado o reconhecimento dos 100 Mil Poetas & Músicos Por Mudanças e do público paraense, pelo trabalho, pela vitoriosa carreira e por sua arte, “o único bem que imortaliza o ser humano”, segundo o próprio Salomão Habib.


Salomão Habib, o grande homenageado deste ano.



5 comentários:

  1. Que este evento, mais uma vez, seja inundado de êxito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com a sua presença Marli Braga Dias o evento será um sucesso>

      Excluir
  2. Vamos que vamos, Octavio! A poesia agradece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí Benny. Juntos vamos fazer um grande trabalho.

      Excluir
  3. Um evento que tem como meta unir e divulgar culturas mundialmente. Belo trabalho meninos. Parabéns!!!

    ResponderExcluir