domingo, março 22

SERÁ SOPHIA UMA MENINA ÁRVORE? A obra de Daniel da Rocha Leite pela ótica de uma criança.




         A garota do vídeo é a Sophia Cuvello Lopes a quem presenteei com o livro “A Menina Árvore” do amigo Daniel da Rocha Leite. Não tive dúvida de dar o meu exemplar autografado, quando percebi o interesse dela pela leitura.

          “A Menina Árvore” é o segundo volume da Coleção Livro Lamparina que o Daniel iniciou há dois anos com o excelente primeiro volume “A História das Crianças que Plantaram Um Rio” sobre o qual falei neste blog com o livro ainda inédito.

          Dei “A Menina Árvore” para a Sophia na visita que ela e a mãe, que é minha sobrinha, me fizeram neste meu longo “exílio” de Belém, em terras cariocas. E a tia coruja Augusta Maria sugeriu à sobrinha que escrevesse um comentário sobre a obra.  Ela fez melhor. 

        Senti-me gratificado ao receber essa mensagem de voz e imagem da bela Sophia com as impressões dela acerca do texto do meu dileto amigo Daniel Leite. A sensibilidade de Sophia impressiona e encanta a gente. Ela “sacou” coisas que me “passaram batidas” nas duas vezes que eu li a obra. Coisas de criança.

       Sophia Cuvello Lopes, 9  anos, estuda a quarta série do ensino fundamental na escola do SESI, Serviço Social da Indústria, de São Caetano do Sul/SP, onde mora com os pais Maurício e Laura Cristina. 

         Melhores informações sobre a Coleção Livro Lamparina, "A História das Crianças Que Plantaram Um Rio" e o autor, em:
http://blogdooctaviopessoa8.blogspot.com.br/2013/02/bem-vinda-colecao-livro-lamparina-mais.html

P.S: Participação incidental da cadelinha Laly na gravação do vídeo

7 comentários:

  1. No momento eu fico com todas as palavras de Sophia!
    Abraços Octavio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Rosa Watrin. As palavras da Sophia convencem a gente.

      Excluir
  2. Agradeço, Octavio. Parabéns a Sophia. Parabéns aos pais. Segue a esperança no mundo. Irei guardar para sempre como uma das mais análises literárias mais sensíveis que eu já recebi em toda a minha vida. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu irmão Daniel Leite, concordo com você. E agente se enternece vendo a Sophia.

      Excluir
  3. É como a Sophia diz, é um livro para aguçar a imaginação de todos que se permitem. Parabéns, pelo presente, poeta! Daniel da Rocha Leite é um menino sonhador e por isso é fascinante. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joana Chagas, obrigado pelo comentário. E a Sophia diz isso com uma pureza que só as crianças tem. E o Daniel realmente é esse menino sonhador que vc evidencia. Um abraço.

      Excluir
  4. Revisitei seu blog p me alimentar, me alinhar aos pensamentos/sentimentos de Sophia. Apaixonante seu olhar!!!

    ResponderExcluir