terça-feira, janeiro 8

LITERATURA, REALIZAÇÕES E PROJETOS.



Natal, Ano Novo e as mil atividades que ocorreram no final do ano passado, mantiveram-me afastado deste espaço, por um tempo maior do que eu gostaria. Mas, aqui estou de volta e ainda é tempo de desejar a todos, um 2013 de muitas realizações.

         2012, para mim, foi muito bom. O acidente doméstico que eu sofri, em abril, e que me deixou dois meses “de molho”, só serviu para aumentar minha motivação. No dia 21 de junho, ainda fazendo fisioterapia, estava eu lançando meu primeiro livro de crônicas, o “Causos Amazônicos”. A primeira edição, de mil exemplares, está praticamente esgotada. Há projeto de uma segunda edição, revista, ampliada e ilustrada. Ou quem sabe mesmo, um “Causos Amazônicos”.1.

Dia 21 de junho de 2012, na Livraria da Fox da Dr. Moraes
            Literariamente falando, o projeto que mais me motiva atualmente, é o romance que deverá ser chamado “Era uma vez na Amazônia”. A temática está “azucrinando” minha cabeça. Estou realizando pesquisas e, em fevereiro, pretendo iniciar a redação.

 Há também o projeto de um ensaio. Mas isso é pra mais adiante. Até porque pretendo voltar aos textos opinativos, neste blog. O que exige tempo e dedicação.


Dizendo NÃO E NÃO à divisão do Pará

Não há dúvida de que, o sucesso de minha estreia na literatura e minha identificação com o mundo das letras, me prenderam às lides literárias. Mas estou com saudade dos  artigos, como quando me inseri entre os defensores do NÃO E NÃO  à divisão do Estado do Pará e escrevi uma série de artigos sobre a incoerência da proposta, tendo em conta a forma como a discussão (ou a falta dela) se deu. 

Para isso, o fator tempo é condicionante e imperativo. Tanto é assim que era minha intenção aposentar-me do Tribunal de Contas da União, nesta virada de ano, uma vez que em 2012 satisfiz os dois requisitos para  aposentadoria. Mas não o fiz porque meu afastamento prejudicaria um colega que necessita ser removido de Belém e, em face das normas anacrônicas e restritivas do processo de remoção, a saída de um servidor da Secretaria de Controle Externo do Pará, inviabilizaria a pretensão do colega. Não tendo eu vocação para algoz de ninguém,  optei por permanecer por mais um tempo no TCU. Estando os requisitos de aposentadoria cumpridos, posso afastar-me a qualquer tempo. 

     Diante disso, continuarei conciliando minha responsabilidade profissional com as atividades literárias e outras afins. O preço disso é a minha ausência às vezes prolongada, deste espaço que eu tanto prezo. 


Outra atividade de 2012 que me deu muita satisfação, foi minha participação na realização do evento “100 Mil Poetas e Músicos por Mudanças”. O leitor pode observar que, de agosto para cá, os posts deste blog, em significativa maioria, trataram desse tema. 

         Em função dessa atividade, juntei-me a poetas e escritores do quilate de Benny Franklin, Daniel Leite, Juraci Siqueira, Jorge Andrade e Roberto Carvalho de Faro, de reconhecida produção literária, sendo Roberto, imortal da Academia Paraense de Letras.

O coroamento desse processo  foi a confraternização do dia 12 de dezembro passado, no Restaurante Soler Grill, entre poetas, escritores, músicos, o público presente e o próprio pessoal “da casa”. Na ocasião, exibimos o documentário do “100 Mil Poetas & Músicos por Mudanças”, que aconteceu no dia 29 de setembro de 2012. A essa altura, já estávamos inseridos no Movimento Literário do Extremo Norte, fundado e conduzido por muito tempo, pelo poeta Rui do Carmo e hoje presidido pelo poeta Renato Gusmão. O Extremo Norte realiza, duas vezes por mês, às quartas-feiras, Saraus, no Soler Grill, onde os amantes da poesia, tem oportunidade de ouvir e serem ouvidos. E nós, os responsáveis pela realização do "100 Mil Poetas & Músicos por Mudanças", evento da Amazônia, firmamos compromisso de articular os movimentos literários e os produtores independentes de cultura, buscando apoiá-los em suas iniciativas. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário